domingo, 11 de abril de 2010

época do R$ 0,10 Centavos a Ficha


Por incrível que pareça queridos Fãnsnáticos por games, essas máquinas são mais antigas do que imaginamos.

Lá em 1825, os caras malucos da França tinham uma diversão semelhante ao bilhar, só que nessa mesa tinha vários buracos e nos buracos tinham marcações com pontuações, e é claro que está evidente que o objetivo deste jogo era somar a maior quantidade de pontos possível, bom até que eles resolverão transformar essa brincadeira de salão em uma coisa popular tanto para adultos e até mesmo para crianças. Tinha um nome meio estranho "Bagatelle" (sem contar que essa brincadeira antecede o bilhar, boliche e as bolas de vidro "bolinha de gude"). Bom depois de praticamente um Século eles fizeram uma reviravolta e conseguiram trazer o mais famoso jogo que deixa muita gente com Tuchu Tuchu na cabeça, em 1929 surgiu o Pinball primeiro Flipper com atualizações e modificações.

E em 1971 surge o tal de Galaxy Game no ARCADE que todo mundo conhece, onde neste já era colocado dentro de uma caixa de madeira ou material plástico, tubo de imagem (CRT), com um televisor, um tal de fly back, resistores e até mesmo fonte de energia, (lembra quase uma configuração de um PC),  que vinham com dois joystik's e dois botões, e era usado moeda ao invés de ficha, depois surgiram com até quatro joystick's e com seis botões sem contar o Start e o Select.
Seus melhores fabricantes até hoje, SNK Neo Geo e a famosa Capcom...

Para finalizar essa matéria vou falar sobre os simuladores de corridas, que foram agregados também aos arcades, ta certo que todo Homem é fascinado por carro, e por velocidade, então a famosa empresa de games chamada Atari (que faliu por causa de um Funcionário e depois conseguiu se erguer mas não com toda força que tinha antes...), resolveu lançar em 1976 um jogo chamado Night Driver, cujo o controlador teria que mostrar sua habilidades como piloto durante a noite no jogo de corrida.

Entre quase dois séculos os Flippers se mantém entre os mais queridos das diversões onde sempre traz confrontos com pessoas de níveis diferentes e traz a adrenalina diante de momentos nervosos onde só resta 10% do sanguinho para ambos dos seus bonequinhos, e fica aquela situação de vou não vou... 

Apesar que hoje com a era Digital e Tecnológica no auge das maravilhas podemos desfrutar destas relíquias em casa nos PC's ou nos Consoles com os Emuladores, que traz a essência dos Fliperamas mas próximos de nós.
Mais o melhor mesmo é jogar no verdadeiro Arcade!

Até a Próxima!

Nenhum comentário: